VOLTAR

Presidente da Funai participa da ativação do Projeto SIVAM

Site da Funai
25 de Jul de 2002

O presidente da Funai, Artur Nobre Mendes, participa nesta tarde (25), da cerimônia oficial da ativação do Sistema de Proteção e Vigilância da Amazônia - SIPAM/SIVAM, no Centro Regional de Manaus/AM, inaugurado às 13 horas, pelo presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. A Funai é um dos órgãos governamentais parceiros do sistema, que será beneficiada no monitoramento e proteção das terras indígenas.

Para melhor integração com o SIPAM/SIVAM, a Funai criou o Pró-Índio que irá, enmtre outras coisa, efetuar um sistema censitário para levantar a população indígena, sua distribuição no território nacional e a situação sócio econômica das comunidades. Entre outras vantagens, o sistema censitário permitirá ao órgão indigenista desenvolver projetos adequados às realidades das comunidades indígenas.

Criado em novembro do ano passado pelo ex-presidente da Funai, Glenio da Costa Alvarez, o Pró-Índio irá organizar as ações estratégicas e criar um modelo mais eficiente de gestão da informação e de modernização da Funai. O Sistema de Proteção e Vigilância da Amazônia-SIPAM/SIVAM dará suporte tecnológico e permitirá ao órgão indigenista o acesso a informações preciosas para a fiscalização e proteção das terras indígenas. Informações sobre as condições metereológicas, clima, meio ambiente também facilitarão o planejamento de ações da Funai.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.