VOLTAR

Presidente da CNBB participa do lançamento da campanha "Nós Existimos"

CIMI-Brasília-DF
27 de Mar de 2003

Com uma missa celebrada pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, Dom Jaime Henrique Chemello, na Catedral de Boa Vista, no último dia 18, foi lançada oficialmente em Roraima a Campanha "Nós Existimos - Unidos pela vida e contra a impunidade", que tem como finalidade fortalecer e unir a luta dos povos indígenas, trabalhadores rurais e urbanos para reverter a exclusão social. O presidente da CNBB foi o primeiro a assinar o abaixo-assinado contendo as propostas, reivindicações e exigências dos três segmentos.

No mesmo dia pela manhã, Dom Jaime visitou na terra indígena Raposa/Serra do Sol, a missão de Surumu e a aldeia Maturuca, e mostrou-se impressionado com o nível de organização dos indígenas. À tarde, o presidente da CNBB encontrou-se com representantes dos três grupos, de quem ouviu o relato sobre as dificuldades vividas por eles. Pelos trabalhadores da cidade, falaram os representantes da Central Única dos Trabalhadores de Roraima, e da Pastoral Urbana; pelos trabalhadores do campo, a Comissão Pastoral da Terra e sindicatos da categoria; e pelos povos indígenas, o coordenador do Conselho Indígena de Roraima e outros índios.

No esforço de consolidar as bases da inédita aliança no estado, estão sendo realizados encontros para promover o intercâmbio entre as diferentes realidades. Os dois primeiros encontros aconteceram neste mês, na aldeia Maturuca, nos dias quatro e cinco, e na área de colonização rural de Apiau, na localidade de Penha, nos dia 22 e 23. O próximo encontro está previsto para os dias 30 de abril e 1o de maio, culminando com um ato de apoio à campanha no Dia do Trabalhador.

A Campanha "Nós Existimos" foi lançada primeiramente no dia 26 de janeiro, durante a realização do III Fórum Social Mundial, em Porto Alegre (RS). Em Roraima, o primeiro passo foi o lançamento na missa celebrada pelo presidente da CNBB e o início da coleta para o abaixo-assinado que será encaminhado aos governos Federal e Estadual.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.