VOLTAR

Presidenta da Funai recebe condecoração da Ordem de Rio Branco

Funai - https://www.gov.br
21 de Nov de 2023

Publicado em 21/11/2023 18h14

Em uma cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty nesta terça-feira (21), a presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, recebeu a condecoração de Comendadora da Ordem de Rio Branco. A insígnia foi atribuída pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e consta na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União.

A Ordem de Rio Branco, criada pelo então presidente João Goulart através do Decreto no 51.697 em 5 de fevereiro de 1963, tem como propósito reconhecer e homenagear aqueles que, por seus méritos ou serviços dignos de destaque, merecem o reconhecimento do governo brasileiro. Sua função é incentivar a prática de ações notáveis e distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas. Essa condecoração pode ser atribuída tanto a indivíduos quanto a entidades, sejam elas nacionais ou estrangeiras.

Joenia, considerada a primeira advogada indígena no Brasil a atuar pelos direitos dos Povos Indígenas, denunciando as violações do Estado brasileiro contra os povos originários, foi integrante do Conselho do Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e do Conselho Nacional de Biodiversidade (CONABIO), e também eleita a primeira deputada federal indígena do Brasil para a legislatura 2019 - 2022. Clique aqui para ler o perfil completo de Joenia.

Na lista de indígenas homenageados estão ainda a ministra dos povos indígenas Sonia Guajajara, o líder indígena Raoni Metuktire, que receberam a distinção de Grã-Cruz, a deputada federal Célia Xakriabá, homenageada com o grau de Grande Oficial e o escritor e ativista político Davi Kopenawa, condecorado com o grau de Oficial. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) também foi homenageada com a insígnia da Ordem Rio Branco. Veja a lista completa.

O indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips receberam o título póstumo de comendador da Ordem do Rio Branco. Ambos foram assassinados no Vale do Javari, no Amazonas, em junho do ano passado.

Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/joenia-wapichana-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.