VOLTAR

Preocupado com greve de fome, governo procura CNBB para conversar com bispo

FSP, Brasil, p. A13
10 de Dez de 2007

Preocupado com greve de fome, governo procura CNBB para conversar com bispo

Kennedy Alencar
Da sucursal de Brasília

A nova greve de fome do bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, entrou no radar de preocupações do Palácio do Planalto. Segundo apurou a Folha, auxiliares do presidente procuraram a direção da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e pediram ajuda para convencer Cappio a interromper o jejum (hoje em seu 14o dia).
O bispo de Barra é contra o projeto do governo de transposição de parte das águas do rio São Francisco. Já há sugestão para que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva faça um contato direto com Cappio logo após a votação da emenda constitucional em tramitação no Senado que prorroga a CPMF até 2011. Para um integrante da cúpula do governo, se Lula não agir rápido, o caso tende a ganhar maior repercussão negativa.
Auxiliares do presidente estavam preocupados com a repercussão da romaria de ontem a Sobradinho (BA), na qual entidades da sociedade civil dariam apoio ao bispo. Um emissário do presidente falará com a atriz Letícia Sabatella, que visitou Cappio e lhe deu suporte.
O governo pretende dizer à atriz que está fazendo obras para revitalização do rio e que a transposição não afetaria de forma significativa o São Francisco. Sabatella, que já se declarou publicamente eleitora de Lula, tem boa relação com o presidente e com auxiliares diretos do petista. O Planalto espera que a atriz ajude o governo a convencer Cappio a acabar com a greve de fome.
Em 2005, na sua primeira greve de fome contra a transposição, Cappio fechou acordo com o governo para interromper o jejum. Na época, Lula enviou o então ministro das Relações Institucionais e hoje governador da Bahia, Jaques Wagner, para conversar com o bispo.
Segundo a versão de Cappio, o governo teria prometido suspender a transposição. Já o governo nunca admitiu ter feito tal proposta. Com o início de obras na região, Cappio voltou a entrar em greve de fome.

FSP, 10/12/2007, Brasil, p. A13

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.