VOLTAR

Prêmio Megafone abre inscrições para o ativismo brasileiro

Ciclo Vivo - https://ciclovivo.com.br/fique-ligado/oportunidades
17 de Jan de 2024

Prêmio Megafone abre inscrições para o ativismo brasileiro
Terceira edição do prêmio inclui 14 categorias para reconhecer e valorizar ativismo social e ambiental no Brasil

Por: Redação CicloVivo - 17 de janeiro de 2024

O Prêmio Megafone de Ativismo, abriu as inscrições para sua terceira edição. A iniciativa se tornou uma referência no reconhecimento e valorização do ativismo social e ambiental no Brasil e traz prêmios em 14 categorias, que incluem ações clássicas, como manifestações e ação direta, até formas contemporâneas, como ativismo digital, memes e humor na internet, além de música, arte de rua, documentário, fotografia, e reportagem de mídia independente.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 9 de fevereiro no site www.megafoneativismo.org.

Os organizadores do prêmio incentivam a inscrição de ações locais e não só as que tiveram alcance nacional, reconhecendo que cada pequena ação pode ter um impacto significativo na realidade das pessoas. Aberto a participantes de todo o Brasil, com ênfase especial no envolvimento da juventude, o Prêmio Megafone busca destacar e reconhecer a luta por direitos humanos, sociais e ambientais necessárias a um desenvolvimento sustentável e inclusivo do Brasil.

A cada edição, o Prêmio Megafone reúne as iniciativas mais emblemáticas do ano, criando uma galeria que preserva a memória da história recente do nosso país. Cada premiado receberá um troféu artístico confeccionado pelo renomado artivista Mundano.
Julio Lancelotti Prêmio Megafone
Em 2022, o Padre Júlio Lancelotti foi o grande premiado. Foto: Reprodução | Megafone

O artivismo, destaque fundamental do prêmio, é reconhecido como uma ferramenta crucial de sensibilização e engajamento para enfrentar desafios culturais e estruturais em meio à atual crise humanitária. Em um contexto de mudanças climáticas, conflitos, e violências cotidianas, a arte ativista desempenha um papel vital na construção de uma nova imaginação política.

Desde sua primeira edição em 2021, o Prêmio Megafone tem sido um reflexo das preocupações mais prementes da sociedade brasileira. Se em 2021, a pandemia e a destruição ambiental estiveram em destaque, e em 2022, a defesa da democracia e da Amazônia foram centrais, em 2023, os impactos das mudanças climáticas ganharam relevância, além dos problemas históricos persistentes no Brasil, como o racismo, a desigualdade, a violência e a impunidade.

As inscrições serão avaliadas por um júri composto por ativistas selecionados pelas organizações que compõem a Coalizão Megafone, responsável pela realização do prêmio. As organizações parceiras incluem Pimp My Carroça, Instituto Socioambiental (ISA), WWF Brasil, Engajamundo, Sumaúma Jornalismo, Associação Intercultural de Hip-Hop Urbano da Amazônia (AIHHUAM), Hivos Brasil e o programa Vozes Pela Ação Climática Justa (VAC).
Prêmio Megafone
Obra de Marcia Pinheiro, vencedora do Prêmio Megafone na categoria Arte de Rua em 2022. Foto: Reprodução | Megafone
Categorias do Prêmio Megafone

AÇÃO DIRETA - Ação ativista em formato presencial e direto, como ocupar algum espaço para impedir uma injustiça ou reivindicar direitos (esses são exemplos comuns, mas há muitos outros possíveis). Pode ser inscrita qualquer ação direta que tenha acontecido em 2023, no Brasil, e que possa ser mostrada de alguma forma (vídeo, foto, notícia etc).
ARTE DE RUA - Arte de rua ativista, pode ser grafite, lambe-lambe, intervenção, performance, projeção em vídeo ou qualquer outra linguagem artística que tenha acontecido na rua, em 2023, no Brasil, e que possa ser mostrada de alguma forma (vídeo, foto, notícia etc).
CARTAZ EM MANIFESTAÇÃO - Cartaz ativista feito para alguma manifestação que tenha acontecido na rua em 2023, no Brasil, e que possa ser mostrado de alguma forma (vídeo, foto, notícia etc).
CIDADÃO INDIGNADO - Desabafo indignado, presencial ou nas redes sociais, em vídeo, áudio ou outro formato, que trate de alguma realidade social ou socioambiental brasileira e que tenha sido publicado e compartilhado em redes sociais em 2023.
DOCUMENTÁRIO - Documentário audiovisual ativista, de curta-metragem, que retrate alguma realidade social ou ambiental brasileira e tenha sido lançado em 2023.
FOTOGRAFIA - Foto (jornalística ou amadora) que retrate alguma realidade social ou socioambiental brasileira e que tenha sido publicada em 2023 em algum veículo de mídia independente ou diretamente nas redes sociais.
JOVEM ATIVISTA - Ativista de 18 a 24 anos que lute por causa social ou socioambiental brasileira e que tenha se destacado em 2023.
MARCHA OU MANIFESTAÇÃO DE RUA - Marcha ou manifestação ativista que tenha acontecido na rua, em 2023, no Brasil, e que possa ser mostrada de alguma forma (vídeo, foto, notícia etc).
PERFIL DE REDE SOCIAL - Perfil ativista em rede social, que trate de alguma realidade social ou socioambiental brasileira e tenha se destacado em 2023.
MEME OU HUMOR NA INTERNET - Meme ou conteúdo de humor ativista, pode ser vídeo, foto, charge, imagem, gif, áudio ou qualquer formato possível, que tenha sido publicado em 2023 e compartilhado em redes sociais no Brasil.
MÚSICA OU VIDEOCLIPE - Música ativista (com ou sem videoclipe), de qualquer gênero musical, que retrate alguma realidade social ou socioambiental brasileira e tenha sido lançada em 2023.
REPORTAGEM DE MÍDIA INDEPENDENTE - Reportagem jornalística que trate de alguma realidade social ou socioambiental brasileira e tenha sido publicada em 2023, em veículo de mídia independente, em formato escrito, audiovisual ou outros (podcast, por exemplo).
MEGAFONE DO ANO* - Dedicado a algum ativista ou coletivo de ativismo brasileiro que tenha se destacado em 2023. Para esta categoria, não haverá inscrições - os indicados serão selecionados diretamente pelo júri.
PRÊMIO DO JÚRI* - Dedicado ao conjunto da trajetória de luta de algum ativista ou coletivo de ativismo brasileiro. Para esta categoria, não haverá inscrições - os indicados serão selecionados diretamente pelo júri.

https://ciclovivo.com.br/fique-ligado/oportunidades/premio-megafone-abr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.