VOLTAR

Prefeitura de Búzios investe no resgate da cultura na educação integral de crianças quilombolas

Clique diário https://cliquediario.com.br/
Autor: Bertha Muniz
18 de Out de 2018

A Prefeitura de Búzios investiu no reconhecimento da história de seu povo através da educação. O empoderamento das crianças quilombolas, através fortalecimento da cultura tradicional, orgulho de seus traços étnicos, e combate ao racismo, vem sendo trabalhado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental, Lydia Sherman, no bairro da Baía Formosa.

O local atende 110 crianças da região em horário integral, e além da disciplina regular, na parte da manhã, há a aplicação de disciplinas complementares na parte da tarde. A maioria dos alunos é de origem quilombola.

As disciplinas são: o cultivo de hortas- um importante meio para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para a alimentação saudável, também aulas de música, artes marciais e outros esportes visando o desenvolvimento artístico e físico das crianças, educação ambiental, danças, e também a disciplina de etnia.

A diretora Carla Monique ressalta que disciplina de Etnia, é muito importante porque atende diretamente as crianças do quilombo e está ligada fortemente o projeto de dança e música, onde as crianças aprendem a valorização e manutenção das tradições quilombolas, como o jongo.

Além da Baía Formosa a escola também atende as crianças do bairro Rasa, e funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 7h30 às 16h40. O transporte é realizado por ônibus da rede municipal.

https://cliquediario.com.br/cidades/prefeitura-de-buzios-investe-no-res…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.