VOLTAR

Prefeitura dá continuidade à programação do Abril Indígena com vacinação contra a febre aftosa

Folha de Boa Vista - http://folhabv.com.br/
09 de Abr de 2012

Em homenagem ao Dia do Índio, oficialmente coçmemorado no dia 19 de Abril, a Prefeitura de Boa Vista está realizando durante este mês a programação "Abril Indígena". A programação se estenderá até o dia 24 deste e acontece em várias comunidades indígenas e em Boa Vista.

A programação do Abril Indígena tem como objetivo homenagear as comunidades indígenas do município, reconhecendo a cultura milenar destes povos e proporcionando momentos de entretenimento e de festividade. Durante os dias de atividades, estão sendo realizados atendimentos médicos e várias atrações culturais.

Para Suely Campos, vice-prefeita de Boa Vista, esta ação é de extrema relevância para o município. "Estamos todos empenhados em realizar um grande evento, oferecendo às comunidades serviços de saúde, de educação, sociais e de lazer. Tenho certeza que o Abril Indígena será um diferencial na vida de todos os moradores de nossas comunidades", afirmou Suely.

A programação inclui a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa. O objetivo é imunizar 4.500 animais até o dia 18, quando encerra o período de vacinação. Seguindo o cronograma da Campanha, nesta segunda (9), a equipe imunizará o rebanho das comunidades Bom Jesus e Lago Grande.

A vacinação seguirá atendendo às comunidades do Milho e Aakan, na quarta-feira (11). Na quinta-feira (12) serão atendidas as comunidades Senhor Vicente e Palmeira. Campo Alegre e Ilha recebem as equipes na sexta-feira (13).

No sábado (14) serão vacinados os gados de Vista Nova e Mauixi. As comunidades Vista Alegre e Darôra receberão as equipes de vacinação na próxima semana (de 16 a 18).

De acordo com Dilma Costa, secretária municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas, o animal não vacinado é impedido de ser transportado, podendo inclusive ser apreendido. "O gado imunizado estará livre de doenças, trazendo segurança alimentar para a comunidade. Dessa forma estará puro e livre para comercialização e reprodução", afirmou.

A secretária reforçou ainda que Boa Vista é a única capital brasileira onde é realizado este acompanhamento de bovinos gratuitamente. O gado é imunizado duas vezes por ano, a próxima etapa de vacinação contra a febre aftosa deve acontecer no mês de outubro. A recomendação é que a partir do terceiro mês de vida, o animal seja imunizado a cada seis meses. A meta é que sejam vacinados 100% dos rebanhos nas 14 comunidades indígenas.

http://folhabv.com.br/noticia.php?id=127309

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.