VOLTAR

Prefeito vistoria implantação de rede de água no Parque das Tribos

Prefeitura de Manaus - http://www.manaus.am.gov.br/
Autor: Jacira Oliveira
06 de Nov de 2019

Com 98% dos domicílios da cidade de Manaus atendidos pela rede de abastecimento, o Parque das Tribos, localizado no bairro Tarumã, zona Oeste, é um dos poucos locais onde a água tratada não chega às torneiras. Essa história está ficando para trás e a nova realidade é a implantação da rede de abastecimento, que vai atender, de imediato, mais de 2,6 mil moradores. Nesta quarta-feira, 6/11, o prefeito Arthur Virgílio Neto acompanhou o avanço dos serviços no local.

"Tenho muito apreço a essa comunidade, que já recebeu asfalto na sua primeira etapa e a segunda também será beneficiada, assim que for finalizado o trabalho da Águas de Manaus", disse o prefeito. "Teremos poços tubulares, que mantém a nossa meta de 98% de abastecimento na cidade, e eles aguentam a distribuição enquanto as obras de implantação das novas redes avançam", explicou.

A promessa de água tratada chegando às torneiras do Parque das Tribos foi feita pelo próprio prefeito, durante uma de suas inúmeras visitas, quando constatou que a água potável era vendida para os moradores. Imediatamente, o prefeito determinou a ida de carros-pipa para fazer o abastecimento e pediu à empresa concessionária que agilizasse a implantação da rede de distribuição para atender a comunidade, reconhecida como o primeiro bairro indígena da capital, por abrigar 35 etnias, entre elas Apurinã, Baré, Mura, Kokama, Tikuna, Wanano, Sateré-Mawé e Tukano.

Durante sua caminhada pelo local, o prefeito recebeu várias demandas e agradecimentos, entre elas a implantação de uma escola, que ele assegurou que será inaugurada em breve e com educação em dois idiomas - língua portuguesa e indígena. "Estamos concluindo uma escola, que será bilíngue e digna da comunidade indígena", afirmou.

O prefeito disse, ainda, que em suas visitas às comunidades leva também um gabinete itinerante, com a presença dos secretários para avaliar as demandas e atender de imediato o que é possível. "A gente faz um gabinete na rua mesmo. A gente vê o que pode, o que não pode, prefiro dizer o não verdadeiro que o sim mentiroso. Com todas as secretarias presentes para atender o que é possível", destacou.

O Cacique Messias Kokama, representante do Parque das Tribos, ressaltou a verdadeira parceria firmada entre o prefeito e a comunidade, com a qual Arthur Neto assumiu diversos compromissos que estão sendo cumpridos. "Na última vez que ele esteve aqui fechou uma parceria com o Parque das Tribos, que está recebendo água, asfalto, luz e uma escola que está saindo. Acredito que em janeiro ele estará de volta para inaugurar essa escola", afirmou. "É a primeira vez que a cidade vê um prefeito com compromisso sério com a qualidade de vida da população", concluiu.

Rede de abastecimento

As obras foram iniciadas no mês de outubro e estão seguindo o cronograma previsto. A concessionária já começou a executar uma série de iniciativas para garantir o abastecimento da localidade. Fazem parte desse projeto, a implantação de 7.830 metros de rede de distribuição de água e 657 ligações domiciliares. O novo sistema ainda contará com um Centro de Produção de Água Subterrânea (CPAS), que consiste em um poço tubular com 200 metros de profundidade e um reservatório com capacidade para 300 mil litros de água tratada na região.

"Esse bairro é único no Brasil. Estou feliz de estar aqui. Estamos com 70% das obras concluídas e isso foi uma provocação direta do prefeito Arthur Neto", afirmou o diretor-executivo da Águas de Manaus, Luiz Couto.

Para acompanhar o crescimento vegetativo da cidade, a Águas de Manaus vem atuando em expansões de rede em diversos pontos da cidade, especialmente na região do Tarumã. No fim do ano passado, foi iniciado um sistema para levar água até as comunidades Parque Solimões, Parque Riachuelo I, II e Portal Tarumã, também na zona Oeste. No total, serão implantados 27,5 quilômetros de novas redes, três poços e um reservatório de 2,5 milhões de litros de água potável, que devem beneficiar 12 mil moradores nas duas localidades.

Todas as obras de expansão de rede estão previstas no contrato com a empresa concessionária, fiscalizado pela Agência Reguladora de Serviços Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman). "Nós estamos universalizando os serviços de abastecimento, com água de qualidade, trazendo dignidade a essa população", afirmou o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.

Texto - Jacira Oliveira / Semcom e Assessorias

Fotos - Alex Pazuello / Semcom

http://www.manaus.am.gov.br/noticia/prefeito-vistoria-agua-tribos/

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.