VOLTAR

Prefeito espera tragédia em Itacambira e acusa a Funai

Diário de Minas (Belo Horizonte - MG)
11 de Mar de 1986

José Ferreira de Paula, prefeito de Itacarambi, prevê um desfecho trágico para o conflito de terras no município, caso o Ministro do Interior, Ronaldo Costa Couto, não tome uma providência. O prefeito acusa o Cimi de estar interferindo na região, procurando tumultuar as relações entre remanescentes indígenas e posseiros, e a Funai de estar forjando índios, que, segundo ele, já quase não existem na área, sendo apenas pessoas de mal caráter que atuam em uma suposta guerrilha organizada pelo órgão. Afirmou também que essas mesmas pessoas que participam dessa guerrilha estão assaltando casas e praticando todo tipo de violência na região.
A Assessoria de Comunicação Social da Funai, em Brasília, consultada pelo mesmo jornal sobre as denúncias do prefeito, enviou uma nota na qual relata a história do contato com a sociedade nacional da etnia Xakriabá e o conflito fundiário e os diversos atos de violências que os indígenas enfrentam desde então.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.