VOLTAR

Praia do Tupé terá vegetação recomposta por arborização

http://www.d24am.com
12 de Mar de 2011

Um mutirão de arborização será realizado no próximo dia 19 (sábado) na Praia do Tupé, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). O trabalho será feito por técnicos do município e também contará com o apoio dos moradores da comunidade São João do Tupé, onde está situada a praia.

O objetivo é recompor a vegetação do local tendo em vista que muitas das árvores que haviam na praia morreram devido à ação do tempo, e outras que já não conseguem realizar suas funções de sombreamento por estarem envelhecendo. Serão plantadas 100 mudas de espécies frutíferas e arbóreas nativas, a exemplo da seringueira, samaúmas, açaís, buritis e mungubas, todas adequadas àquela área.

O gestor da RDS do Tupé, Alessandro Sampaio Cunha, explica que o trabalho tem como finalidade principal devolver à praia a arborização que serve de hábitat para animais silvestres e proporcionar bem-estar aos banhistas. "O processo de cheia e seca do rio acaba levando à morte algumas espécies de terra firme que não são adaptadas aquele ambiente, por esse motivo estamos levando para a área espécies que conseguem se manter em solo arenoso e suportar as cheias e vazantes do rio Negro", explicou ele.

Outro cuidado que está sendo tomado é com relação às covas. A chefe da Divisão de Áreas Protegidas da Semmas, Socorro Monteiro, explica que além de mais profundas, elas deverão ser abertas e receber composto orgânico que proporcione mais sustância e capacidade de absorção de água ao solo. A abertura das covas será feita nos dias 14, 15 e 16. O trabalho será realizado pela equipe do Setor de Arborização da Semmas, coordenada pela engenheira agrônoma Rosemary Bianco, que disponibilizará servidores especializados neste tipo de atividade.

A RDS do Tupé é uma unidade de conservação administrada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Localizada a 25 quilômetros de Manaus, a praia vem recebendo um cuidado especial por parte da prefeitura no sentido de disciplinar o uso por parte dos visitantes.

Diversas medidas já estão sendo desenvolvidas, a exemplo do cadastramento das embarcações que levam visitantes ao local, mutirões de limpeza, fiscalização e reforma das barracas padronizadas da praça de alimentação.

Posteriormente, serão feitas a sinalização e instalação de estrutura flutuante para embarque e desembarque de passageiros.

http://www.d24am.com/amazonia/meio-ambiente/praia-do-tupe-tera-vegetaca…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.