VOLTAR

Praia do Estaleirinho recebe operação para detectar ligações clandestinas de esgotos

Click Camboriu - https://www.clickcamboriu.com.br
Autor: Click Camboriu
02 de ago de 2018

Praia do Estaleirinho recebe operação para detectar ligações clandestinas de esgotos
2 de agosto de 2018

Os responsáveis pelos pontos identificados serão intimados a apresentar a execução do sistema de fossa/filtro/sumidouro

A Operação "Águas Limpas Costa Brava" retornou à Praia do Estaleirinho na quarta-feira, 1o. Integrada por técnicos das secretarias do Meio Ambiente, Obras, Planejamento, Saúde (Vigilância Sanitária) e da EMASA, a operação deu continuidade à etapa de diagnóstico do lado sul da Praia do Estaleirinho, com o objetivo de detectar ligações clandestinas de esgotos em córregos e valas.

Foram percorridos mais de um quilômetro por via terrestre e mais de três quilômetros com drone, para captar o traçado exato dos cursos d'água. O grupo localizou possíveis pontos clandestinos de esgotos. Os responsáveis por esses pontos serão intimados a apresentar a execução do sistema de fossa/filtro/sumidouro. Também foram coletadas, pela EMASA, amostras de água para análise da qualidade. Os resultados serão tabulados e servirão de parâmetro para um comparativo dos avanços da operação.

Iniciada em 4 de abril, a "Águas Limpas" visa recuperar os recursos hídricos da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa Brava e identificar pontos de ligações clandestinas ou inadequadas de esgoto. O secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd, ressalta que a operação foi criada em virtude do Bandeira Azul, um programa internacional de certificação ambiental para praias e marinas. A intenção da "Aguas Limpas" é garantir uma balneabilidade de qualidade nas praias, principalmente a do Estaleiro e Estaleirinho, que já obtiveram a aprovação do júri nacional do programa Bandeira Azul.

A operação prevê ainda uma etapa de conscientização ambiental. "Vamos continuar este trabalho, que nunca foi realizado na região das praias agrestes, até atingirmos o grau satisfatório de qualidade ambiental dos cursos de água. Para tanto, precisamos contar também com a colaboração das comunidades envolvidas para que regularizem seu sistema de tratamento de efluentes", diz o secretário.

https://www.clickcamboriu.com.br/geral/obras/2018/08/praia-do-estaleiri…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.