VOLTAR

PPGAS promove mesa-redonda sobre "O que é antropologia para os indígenas"

UFAM - http://www.ufam.edu.br
12 de Abr de 2016

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PGGAS/UFAM) realizará no dia 18 de abril, das 8h às 12h a mesa-redonda de acadêmicos Indígenas intitulada "O que é antropologia para os indígenas". O evento acontece no auditório da Faculdade de Direito (FD), localizado no setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, em Manaus. As inscrições podem ser realizadas no dia e local do evento.

O evento tem como objetivo promover o debate acerca da visão antropológica dos acadêmicos indígenas a partir de suas experiências, desafios e perspectivas, além de pensar a relação antropologia e conhecimento indígena como um processo de constituição de uma "antropologia cruzada".

A presença indígena iniciou no ano de 2009 e com novas leituras a partir da contribuição de trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos indígenas, com diversas socializações e reflexões em sala de aula e em diferentes eventos, o Núcleo de Estudo da Amazônia Indígena (NEAI) passou a desenvolver novas metas antropológicas, especificamente no âmbito etnográfico/etnológico.

Composta por pesquisadores indígenas e professores do PPGAS, a mesa-redonda irá abordar temas como "Trajetória da Antropologia no Rio Negro", realizada pelo Padre Justino, da etnia Tuyuca; "Reflexividade e Descolonização do Pensamento Indígena", apresentada pelo doutorando João Paulo Lima Barreto, da etnia Tukano; e "Desafio do Método Etnográfico", exposta pelo mestrando Gabriel Akuto, da etnia Tukano, além de uma exposição de fotografias dos acadêmicos indígenas.

http://www.ufam.edu.br/index.php/eventos/5288-ppgas-promove-mesa-redond…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.