VOLTAR

Povos indígenas recebem investimentos de projeto para desenvolvimento rural na BA

G1 https://g1.globo.com
29 de Abr de 2019

Projetos socioambientais, de apoio a cadeias produtivas, como as da apicultura, piscicultura, bovinocultura, caprinovicultura e fruticultura, entre outras, além de capacitações e apoio à gestão dos empreendimentos estão sendo desenvolvidas pelo governo da Bahia.

Nos últimos quatro anos, foram destinados mais de R$ 15 milhões, em projetos como o Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, executados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Bahia Produtiva
Implantação de aviários, viveiros de mudas, quintais agroflorestais, projetos de reflorestamento, produção agroecológica e construção de um complexo de turismo étnico cultural são algumas das ações desenvolvidas.

Por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR/SDR, a partir de acordo de empréstimo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD/Banco Mundial), as ações contribuem para a segurança alimentar e nutricional, diversificação das fontes de renda, e promoção da melhoria da qualidade de vida da população indígena do estado.

Na aldeia Araçá, da etnia indígena Kiriri, no município de Banzaê, 20 famílias da Associação Nossa Senhora de Fátima foram contempladas com a implantação de aviários com galinhas criadas no sistema caipira. O projeto inclui a estrutura física dos aviários, aquisição de um reprodutor, ração e equipamentos, além de uma máquina forrageira e uma chocadeira, que são de uso coletivo.

Pró-Semiárido
Já o Pró-Semiárido, projeto executado pela CAR/SDR, a partir de acordo de empréstimo do Governo do Estado com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), atende as comunidades indígenas de Cajueiro, Missão Velha, Porto da Vila e Salgado e São Miguel, no município de Curaçá, Território de Identidade Sertão do São Francisco.

A iniciativa está beneficia 85 famílias, com o fortalecimento da produção. No âmbito do projeto são realizadas também as oficinas de Gestão do Convênio e Associativismo e a contratação de um agente comunitário rural, da comunidade, para trabalhar o processo de mobilização das comunidades e o fortalecimento da Associação Tumbalalá, da Aldeia Salgado, nos processos de gestão do convênio,

De acordo com a SDR, para o fortalecimento da produção, os recursos são aplicados por meio de grupos de interesse destinados a quintais agroecológicos, segurança alimentar, entre outros grupos: caprinovinocultura, piscicultura, agrobiodiversidade, produção de mudas, implantação de palmas, mandioca, manejo e aquisição de equipamentos.

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2019/04/29/povos-indigenas-recebe…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.