VOLTAR

Povos indígenas lançam os pré-candidatos para esta eleição - 2010

Índios Online - http://www.indiosonline.org.br/
Autor: Alex Barbosa dos Santos - Alex Makuxi
30 de Jun de 2010

Estamos em um ano corrido, um ano de muita luta, não só aqui em Roraima,mas em todo Brasil. Acampamento revolucionário de todos os povos me Brasília, Luta pela retomada de nossas Terra nos Estados, reconhecimentos da Língua Guarani, como oficial em município de Mato Grosso do Sul, Prisão de forma arbitrária da liderança Babau na Bahia... Em fim, dá nos parecer que tudo gira em torno da questão Indígena, e como gira.

Então os Povos Indígenas de Roraima, em conjunto, resolveram lançar nomes de pessoas que estão frente as lutas, conquistas e derrotas de nosso Povo como pré candidatos à eleição 2010.
Entre eles devo citar: Júlio Makuxi e Dilson Ingaricó, como Deputados federais. Ambos tiveram papeis essenciais na Retomada da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Júlio é membro Conselho indígena de Roraima- CIR, e Dilson é coordenador da Conselho do Povo Ingaricó- COPING.

Para deputados estaduais, foram lançados os nomes de Pierlangela Nascimento, que é professora, Foi Coordenadora da Organização dos Professores Indígenas de Roraima -OPIRR, muito contribuiu para retomada da Raposa Serra do Sol, ajudou na divulgação nacional e internacional da luta, junto com o senhor Jaci de Souza, o outro nome que também foi lançado a deputado estadual, foi o do professor Fausto Mandulão. Também foi coordenador da OPIRR, e ocupou cargos que foram essenciais para e educação indígena em Roraima
Os pré-candidatos citados, foram apoiados pelas organizações e acredito que vamos pra cima, pois estas pessoas vieram da base dos movimentos.
Fora estes, teremos outros nomes indigenas, dos quais não me foi infromado os nomes. Portanto os nomes aqui citados saíram de assembléias e reuniões das organizações.

http://www.indiosonline.org.br/novo/povos-indigenas-roraima/

Alex Barbosa dos Santos: Alex Makuxi Indigena Makuxi,Militante do Movimento Indigena no Estado de Rorima, Membro da Organização dos Professores Indigenas de Roraima- OPIRR, membro do Conselho Indigena de Roraima - CIR, Graduando em Licenciatura e Bacharel em História pela Universidade Federal de Roraima - UFRR, membro da comissão de Acompanhamento e orientação dos Alunos Indigenas nesta instituição representando os alunos, Membro do Grupo de Estudo do Sistema de Ingresso de Indigenas no Ensino Superior- SIIES; Minha Comunidade/Aldeia se Chama São Jorge, Na Terra Raposa Serra Do Sol. alex.makuxi@gmail.com alex.macuxi@indiosonline.org.br

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.