VOLTAR

Povos indígenas do Oiapoque promovem fórum socioambiental

Radiobrás-Brasília-DF
Autor: Sândala Barros
23 de Nov de 2004

Começou hoje na Aldeia Kumarumã, no município de Oiapoque, a 600 quilômetros da capital Macapá, o I Fórum Socioambiental dos indígenas da região. Durante quatro dias, a comunidade vai debater temas relacionados às questões que preocupam os povos da floresta, entre eles os impactos sócioeconômicos, ambientais e culturais de projetos de integração econômica do Amapá com a Guiana Francesa.

A comissão organizadora do encontro prevê a participação de mais de 600 pessoas. Os índios do município de Oiapoque são conscientes da importância da preservação do meio ambiente para a sobrevivência das etnias.

Técnicos da Fundação Nacional do Índio (Funai) no Amapá participam do fórum orientando a comunidade sobre a importância de defender os direitos dos índios e participar de debates que tratem de seus interesses. Segundo Edmar da Mata, técnico da Funai no Amapá, o encontro servirá para a elaboração de uma carta de compromisso. "Ao final do encontro, será assinada uma carta de compromisso para fazer valer os direitos das etnias. Os índios hoje conhecem e defendem seus interesses", afirmou o técnico. O fórum irá até o próximo dia 25.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.