VOLTAR

Povos indígenas do Baixo Tapajós ocupam sede da Sesai em Santarém

G1 https://g1.globo.com/
06 de Ago de 2018

Representantes de 13 povos indígenas do Baixo Tapajós liderados pelo CITA - Conselho Indígena Tapajós/Arapiuns, ocupam desde a manhã desta segunda-feira (6) a sede da Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai), em Santarém, oeste do Pará.

A sede da Sesai localizada a Avenida Afonso Pena esquina com Tocantins, no bairro Santíssimo, está ocupadas por indígenas Tapajó, Tupaiu, Tapuia, Munduruku, Munduruku-Cara Preta, Maytapu, Tupinambá, Arapium, Arara Vermelha, Jaraqui, Apiaká, Kumaruara e Borari.

Em nota à imprensa, a lideranças informam que acamparam na sede da Sesai em nome de todos os 7 mil indígenas que vivem nas aldeias. "A luta é para garantir o nosso direito à saúde diferenciada que não está sendo respeitado. Só vamos sair daqui quando tivermos a garantia que todos parentes serão atendidos com qualidade e a tempo pela Sesai", diz a nota.

Segundo as lideranças, mortes têm acontecido nas aldeias do Baixo Tapajós por falta de assistência à saúde indígena. Cobram a implantação de UPAs e pleno funcionamento das unidades de saúde 24 horas.

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2018/08/06/povos-indige…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.