VOLTAR

Povos indígenas de Roraima agradecem pela vida de Dom Apparecido Dias

CIR-Boa Vista-RR
31 de Mai de 2004

O Conselho Indígena de Roraima - CIR, vem manifestar a sua gratidão ao Bispo da Diocese de Roraima, Dom Apparecido José Dias, falecido no último dia 29 de maio de 2004, na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Geral de Roraima, vítima de insuficiência renal e parada cardíaca.

Dom Apparecido, obrigado por ter amado e estendido a mão aos povos indígenas, aos pequenos e aos necessitados. Obrigado por estar presente nos momentos importantes das nossas vidas e ter oferecido a sua ajuda. Teremos eterna gratidão pela sua firmeza e a clareza de suas palavras em defender os nossos direitos. Somos gratos, também por seus dois mandatos na presidência do Conselho Indigenista Missionário - CIMI e pelo episcopado durante sete anos à frente da Diocese de Roraima.

Dom Apparecido, obrigado pela sua amizade e pela amizade que fizemos com os não índios, que passaram a ser nossos amigos também, a partir da Campanha Nós Existimos, proposta e apoiada pelo senhor desde 2003, quando começamos a fazer parceria com outros movimentos sociais de Roraima, com o objetivo de construir uma sólida aliança entre índios, trabalhadores rurais e urbanos do estado, para a buscarmos juntos soluções aos desafios comuns dos excluídos de Roraima.

A convicção de suas idéias, a simplicidade, a abertura ao diálogo e o respeito à cultura e religião indígenas, eram grandes estímulos para todas as comunidades que lutam há mais de trinta anos pela garantia de nossos direitos amparados na Constituição Brasileira.

A dor e a solidão maltratam todos os seus amigos com a sua partida. Um dia o senhor nos disse: "os passos lentos de vocês venceram a luta e continuarão vencendo" (Maturuca, 9/02/04). Suas palavras e respeito à nossa organização social, nossas crenças, costumes e tradições, mostrou-nos um profeta que viu um novo céu, um novo canto e uma nova terra. Uma Terra Livre, com dignidade e vida plena.

Muito obrigado,

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.