VOLTAR

Povos indígenas de RO estão entre os mais afetados por crimes ambientais no Brasil, aponta relatório do Cimi

G1 Ro - g1.globo.com/ro
Autor: Mayara Subtil
20 de Ago de 2022

https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2022/08/20/povos-indigenas-de-…

Uru-Eu-Wau-Wau e Karipuna estão entre os territórios mais afetados, diz relatório sobre violência contra povos indígenas. Rondônia teve 29 casos de invasão para exploração ilegal de recursos em 2021.

O relatório anual do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), lançado na última semana, mostrou que o número de casos de violência contra os povos originários é o maior nos últimos nove anos. Em Rondônia, 29 casos de invasões para exploração ilegal de recursos e 2 assassinatos de indígenas foram registrados.

Segundo o relatório, os territórios dos povos Uru-Eu-Wau-Wau e Karipuna são alvos de desmatamento causado por criminosos que fazem ameaças aos líderes indígenas e invadem as propriedades demarcadas.

O documento é elaborado anualmente desde a década de 1980 com dados do Governo Federal e autoridades, bem como de pesquisas de campo e testemunhos dos indígenas.

As violações dos direitos dos povos tradicionais partem desde construções de estradas dentro dos territórios, frequentes ameaças e presença de grupos invasores, até abusos de poder, racismo e assassinatos.

Em 2021, foram confirmados 2 assassinatos de indígenas no estado, ambos no município de Guajará-Mirim (RO). Já no Brasil, o número chega a 176 assassinatos.

O relatório também denuncia ameaças de morte, abuso de poder, racismo, violência sexual e várias outras violações de direitos aos povos indígenas.

Veja abaixo os números, segundo o CIMI:

Ameaças: 39
Abuso de poder: 33
Lesões corporais dolosas: 21
Racismo e discriminação étnico cultural: 21
Homicídio culposo: 20
Violência sexual: 14
Tentativa de assassinato:12
Além de todas as violências vividas diariamente por essa população, mesmo com o início da vacinação contra a covid-19, o relatório aponta a morte pela doença de 841 indígenas em 2021.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.