VOLTAR

Povos do Norte debatem direitos e políticas de crianças e adolescentes indígenas

Cinep - http://www.cinep.org.br/
24 de Ago de 2010

A etapa Norte da Oficina Regional sobre Direitos e Políticas para Crianças e Adolescentes Indígenas começa nesta quarta-feira, 25/8, em Manaus-AM, e segue até a sexta-feira, 27/8. Participam do evento povos do Amazonas, Pará, Acre, Roraima, Amapá, Rondônia e Maranhão, além de representantes de instutuições governamentais, indígenas e indigenistas.

Durante os três dias de encontro, serão realizadas cinco sessões de trabalho em que serão identificadas as situações de violência e vulnerabilidade vivenciadas por crianças e adolescentes indígenas; apontados os relatos sobre os usos, costumes, tradições, normas e práticas indígenas de cuidado, educação e correção das crianças e adolescentes como resposta aos problemas enfrentados em cada região; relatadas as ações de políticas públicas e de violência estatal; discutida a importância das crianças e adolescentes indígenas para o presente e o futuro de cada povo; e, por fim, debatidas as possibilidades de ação e políticas conjuntas para a melhoria de vida das crianças e adolescentes indígenas.

A oficina é parte do projeto "Formulação de políticas para crianças e adolescentes indígenas e capacitação dos operadores do Sistema de Garantia de Direitos", uma parceria entre o Centro Indígena de Estudos e Pesquisas (Cinep), a Secretaria de Direitos Humanos (SDH/PR) e o Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Conanda).

http://www.cinep.org.br/news/show/id/22

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.