VOLTAR

Povo Tupi Guarani unido pela demarcação das terras de Piaçaguera

Blog da Mongue
20 de Jan de 2008

Várias aldeias Tupi Guarani do litoral de São Paulo e Capital se uniram para fortalecer a Aldeia de Piaçaguera. Vendo seus irmãos correndo riscos pela ganância do homem branco, fato que se repete nos últimos 500 anos, no Brasil, as lideranças resolveram promover um encontro cultural e esportivo. Danças, cantos e um torneio de futebol servirão para demonstrar a necessidade de demarcação da Terra Indígena de Piaçaguera, pois sem demarcação é inevitável a especulação imobiliária e o conseqüente fim das tradições. Estão confirmadas as Aldeias Mongaguá, Itaóca, Aldeinha, Jaraguá, Paraiso e Miracatu.Veja a programação para os dias 26 e 27 de janeiro.
Dia 26 - Sábado
9:00 h - Abertura Cultural
- Canto e dança (Tupi Guarani e Guarani
- TXONDARO
- Benção do Txeramoi
10:00 h - Jaraguá x Aguapeú (futebol)
12:00 h - Almoço para convidados
14:30 h - Paraíso x Aldeinha
16:00 h - Vencedores

Dia 27 - Domingo
9:00 h - Abertura Cultural
- TXONDARO
- Quem é o mais forte
10:00 h Piaçaguera x Jaraguá - Futebol Feminino
12:00 h - Almoço
14:30 h - Piaçaguera X a definir
16:30 h - Jogo de confraternização

A entrada da Aldeia Piaçaguera se localiza na estrada Padre Manoel da Nóbrega entre o trevo de Peruíbe e o Jardim Santa Cruz, divisa com Itanhaém. Se vier de ônibus pode descer na estrada e caminhar apenas 200 metros. De carro vindo de Mongaguá passa 3 km do trevo doBairro Gaivota e retorna após o Jardim Santa Cruz.

Todos serão bem-vindos, até os representantes do grupo X que insiste em subornar e tentar fazer com que a aldeia se divida. Esta será uma boa oportunidade para estes senhores entenderem que o mais sensato é desistir da especulação da terra indígena de Piaçaguera.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.