VOLTAR

Povo Truká realiza caminhada na manhã de hoje, dia 15

Cimi-Brasília-DF
15 de Ago de 2005

Após três dias realizando sua primeira assembléia interna, o Povo Truká, que vive em Pernambuco, sai de seu território tradicional, a Ilha de Assunção, e vai até o centro da cidade de Cabrobó, município onde fica localizada a terra indígena. Após missa na cidade, que ocorre às 10 horas de hoje (dia 15), os Truká retornam à Ilha trazendo consigo a imagem de Nossa Senhora de Assunção, padroeira deste povo de mais de 4.000 pessoas, que enfrenta um processo de criminalização de suas lideranças.

A ida à cidade mantém o espírito religioso da procissão realizada todos os anos pelos Truká, mas tem também um caráter de ato político, já que os Truká continuam mobilizados para garantir a investigação do assassinato violento da liderança Dena e de seu filho, Jorge, mortos a tiros por policiais militares no dia 30 de junho. O povo luta também pela revogação da prisão preventiva de um de seus caciques, Neguinho Truká, e busca apoio da população de Cabrobó, com a qual vem tentado construir uma relação de respeito, apesar do preconceito que por muitos anos marcou a vida dos indígenas.

Participam dos eventos, além dos Truká, mais de 40 representantes de outros povos indígenas da região: Atikum, Xukuru, Pankará, Kambiwá, Pipipà e Pankararu, de Pernambuco, e o povo Tumbalalá, que também vive às margens do rio São Francisco, já no estado da Bahia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.