VOLTAR

Povo Krahô realiza ritual de iniciação Pemb’Kahàc

Funai
27 de Set de 2006

O povo Krahô realizou neste último final de semana o ritual de iniciação chamado de PembKahàc, feito na sede do Kapey-União das Aldeias Krahô, no norte do Tocantins. Estiveram reunidos representantes das 19 aldeias da Terra Indígena Kraolândia, para a iniciação de mais de 20 jovens. A festa teve a presença do presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, que, ao final da cerimônia, foi batizado pelos Krahô e recebeu o nome de Wôcô, que significa a semente da palmeira Pati, dado pelo seu padrinho Krahô, cacique Pênkrô.

Kapey, que dá nome à associação Krahô, é como chamam o pátio central das aldeias, local de reuniões, e que significa, pátio bom, bonito. Como todas as aldeias dos grupos Timbira, as casas nas aldeias Krahôs estão localizadas numa via circular, cada uma ligada ao pátio central por um caminho radial. Kapey, apesar de não ser uma aldeia, foi concebida exatamente dentro do modelo tradicional.

"Veio gente de todas as aldeias, e estamos fazendo esse ritual, que há tempos a gente não fazia, exatamente da forma tradicional", disse o cacique Papamel. Durante a noite de sábado para domingo, era ele quem coordenava as danças e as músicas. Os mais velhos acompanhavam as meninas nas danças que iam do pátio central até um tronco de árvore, fora da aldeia, que continha duas casas de marimbondos. Eles seriam destruídos na manhã seguinte, do domingo, pondo fim a esta primeira parte do ritual.

Logo que o dia raiou, um grupo de mulheres carregou o presidente da Funai até o rio que margeia a aldeia. Lá ele foi banhado e trazido ao pátio central, onde recebeu presentes, dançou e foi batizado como um aliado dos Krahô pelo nome de Wôcô.

"Você hoje mora no coração dos Krahô e os Krahô tem um lugar no seu coração. Somos parentes agora. Vamos andar juntos", disse Pênkrô, durante a cerimônia. "Estou muito emocionado pela bela recepção e tenham a certeza de que nunca me esquecerei deste momento", afirmou Mércio Gomes.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.