VOLTAR

Povo Kayapó da Aldeia Moxkarakô inaugura Casa de Cultura

Funai- http://www.funai.gov.br
15 de Jul de 2014

Idealizada para preservar a cultura do povo Kayapó, a Casa de Cultura foi inaugurada no último dia 8 de julho na Aldeia Moxkarakô, Terra Indígena Kayapó, Município de São Félix do Xingu, sul do Pará.

Convidada para participar da inauguração, a presidenta da Funai, Maria Augusta Assirati, falou sobre a importância do momento: "a inauguração da Casa de Cultura representa a vida dos Kayapó. É a celebração de um trabalho que busca dar continuidade ao modo de vida tradicional dos povos indígenas no Brasil. É uma casa que significa vida".

Também presente ao encontro, o diretor do Museu do Índio, José Carlos Levinho, lembrou a trajetória dos indígenas da Aldeia Moxkarakô até este momento de inauguração da Casa de Cultura: "os Kayapó vêm há muitos anos se especializando na documentação da cultura. Como cineastas indígenas, eles produziram uma quantidade expressiva de registros culturais". Segundo Levinho, o material é composto por muitas horas de gravações, incluindo rituais, festas, reuniões e o dia-a-dia na aldeia. Todo esse material será armazenado na Casa de Cultura.

O espaço ainda será usado para a realização de oficinas de transmissão de saberes, onde os mais velhos ensinarão a cultura Kayapó aos mais novos. Os Kayapó também serão incluídos em um programa de gerenciamento de banco de dados do Museu do Índio. Após passarem por um treinamento, receberão os meios necessários para equipar a Casa de Cultura e criar condições de armazenar os registros de forma adequada na própria comunidade, algo indispensável para a preservação dos registros feitos pelos indígenas. A intenção da Funai é criar condições para que eles próprios sejam responsáveis por todo o projeto, desde a captação até o armazenamento do material.

Ainda durante o encontro, os Kayapó entregaram cartas com reivindicações e pedidos à Funai. Em uma delas, solicitam equipamentos e móveis para a Casa de Cultura, pois, segundo o cacique Akyaboro, "queremos que esta casa funcione para ajudar a preservar a nossa cultura. Queremos envolver os jovens e também os anciões, que serão os grandes mestres".

http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/2898-povo-kayapo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.