VOLTAR

Povo indígena é despejado e tem seu acampamento destruído pelo Dnit

Radioagência NP - http://www.radioagencianp.com.br/
Autor: Vivian Fernandes
22 de Set de 2011

Um acampamento montado pela comunidade indígena Laranjeira Nhanderu - nas margens da BR 163, no município de Rio Brilhante (MS) -, foi destruído pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A ação ocorreu na última terça-feira (20), um dia antes do prazo para execução de despejo da terra reivindicada pelo povo Kaiowá Guarani. Assim, eles ficariam sem ter para onde ir após serem despejados. A denúncia foi feita pela Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Além da destruição das moradias improvisadas, os agentes do Dnit taparam 12 poços de água. A ordem de despejo emitida pela Justiça foi colocada sob responsabilidade da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Essa é a segunda vez que a comunidade de aproximadamente 150 indígenas é despejada, após retornarem à área. O primeiro despejo ocorreu em 2009, depois do qual eles ficaram mais de um ano e meio acampados na beira da estrada. Em maio deste ano, os Kaiowá Guarani realizaram uma nova retomada da terra, que atualmente é uma área de proteção ambiental.

Segundo o assessor do Conselho Indigenista Missionário, Egon Heck, os indígenas querem permanecer no local até que a Funai conclua os relatórios de identificação e demarquem as terras da comunidade Laranjeira Nhanderu.

http://www.radioagencianp.com.br/10182-povo-indigena-e-despejado-e-tem-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.