VOLTAR

Povo Guarani Kaiowá pode ser expulso de terra homologada

Cimi-Brasília-DF
08 de Dez de 2005

O povo Guarani Kaiowá da terra Indígena Nhanderu Marangatu recebeu na tarde de ontem, dia 7, a notícia da decisão no Tribunal Regional Federal, 3ª. Região, São Paulo, pela reintegração de posse solicitada pelos proprietários das fazendas Ita Brasília e Pequiri Santa Creuza. Para cumprir a decisão judicial, a Polícia Federal já anunciou que irá proceder a expulsão do povo Guarani Kaiowá no próximo sábado, dia 10.

As fazendas estão localizadas total ou parcialmente dentro da terra indígena homologada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva no dia 28 de março deste ano. A homologação é o passo final do processo de demarcação de terras indígenas.

Ao serem informadas sobre a reintegração de posse, as lideranças Guarani Kaiowá, que já tinham como definitiva a posse de sua terra, manifestaram perplexidade. "Isso vem em cima da gente como um tiro. Mas nós não vamos arredar o pé. Estamos na terra que é nossa, que está reconhecida e daqui ninguém nos tira enquanto estivermos vivos", afirmou uma das lideranças.

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) tem acompanhado toda a longa história da reconquista da terra tradicional Guarani Kaiowá. Ao longo destes anos, este povo tem resistido heroicamente com muito sofrimento e morte de várias lideranças - dentre elas Marçal de Souza Tupã i, assassinado em novembro de 1983.

O Cimi mais uma vez une-se ao clamor de centenas de Guarani Kaiowá ameaçados em seu sagrado direito de viver em sua terra, conclamando a solidariedade e apoio decisivo de todos os que, no Brasil e no mundo, querem construir esse mundo plural com justiça e respeito aos povos e culturas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.