VOLTAR

Pote de veneno indígena é roubado de museu cidade de Leiden, na Holanda

O Globo https://oglobo.globo.com/
05 de Jul de 2018

LEIDEN - Um pote antigo contendo um tradicional veneno utilizado por tribos indígenas sulamericanas foi levado de um museu na Holanda. O roubo ocorreu na manhã da última quarta-feira, no Museu Boerhaave, na cidade de Leiden.

Os ladrões invadiram um prédio anexo ao museu e levaram um cofre que continha o veneno e uma pequena quantia em dinheiro. A polícia holandesa segue em busca do paradeiro dos suspeitos.

Publicidade

A substância é chamada de "curare" e é utilizada na caça por povos indígenas. O veneno é passado nas flechas que são disparadas contra animais, explica o diretor do museu, Amito Haarhuis.

- O veneno foi oferecido para nós como parte de uma coleção, mas decidimos que não queríamos. Então, trancamos em um cofre e pretendíamos destruí-lo de forma segura - conta Haarhuis.

A substância, já seca, se assemelha a um cubo de açúcar preto. A polícia do país emitiu um alerta para que os cidadãos que venham a encontrá-la acionem os agentes e não toquem no veneno, que é tóxico e pode ser até fatal.

https://oglobo.globo.com/mundo/pote-de-veneno-indigena-roubado-de-museu…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.