VOLTAR

Postos de saúde para população indígena são inaugurados em Miranda

Agora MS
19 de Jul de 2007

Em comemoração ao aniversário de Miranda (MS), foram inaugurados na última sexta-feira (13) postos de saúde destinados à saúde da população indígena Terena. Os postos, resultado da parceria entre a Funasa e a Prefeitura Municipal, foram construídos nas aldeias Cachoeirinha, Lagoinha, Morrinho e La Lima com recursos da Secretaria de Assistência à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde. No mesmo dia, a Prefeitura entregou duas ambulâncias, além de anunciar a contratação de profissionais dos para atender diretamente a população indígena.

A inauguração dos postos de saúde foi realizada na aldeia Morrinho às 9h e contou com a presença do chefe do Departamento de Saúde Indígena (Desai) da Funasa , Wanderley Guenka, da prefeita municipal, Beth Almeida, do secretário de saúde do município, do representante da Câmara Mmunicipal, do chefe do Pólo-base, João Batista Coelho da Silva, além de outras autoridades e lideranças indígenas.

As unidades de saúde estão com todas as suas instalações completas contando com sala de espera, de exames, gabinete odontológico e consultórios médicos, além de remédios. Além da contratação de um médico, um odontólogo, sete agentes de saúde indígena, cinco agentes de saneamento indígena e quatro motoristas.

De acordo com Wanderley Guenka, Miranda tem avançando na saúde indígena. "A pactuação entre prefeitura e a Core/MS mostra que essa é uma parceria que deu certo, pois atende os anseios dos usuários indígenas e ao mesmo tempo atende as necessidades do controle social. Tudo isso mostra que a aplicação dos recursos está atendendo diretamente aos indígenas", esclarece o diretor do Desai.

Para a prefeita de Miranda, Beth Almeida, foi importante realizar esta pactuação na área da saúde. "Essa parceria entre a Funasa e o município está possibilitando um melhor atendimento à população indígena, garantindo postos de saúde com estrutura, além das ambulâncias que ficarão 24 horas na aldeia à disposição da comunidade. Ainda contamos com a contratação de novos profissionais," declarou a prefeita.

O município de Miranda, possui a segunda maior população indígena no estado, num total de seis mil habitantes da etnia Terena que residem nas oitos aldeias da região.

No domingo (15), foi entregue à cidade o novo sistema de esgotamento sanitário do bairro Beira Rio, construído com recursos diretos da Fundação.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.