VOLTAR

Posto Indígena Pavuru, 01 de junho de 2003.

Parque Indígena do Xingu
01 de Jun de 2003

Excelentíssimo Sr. Ministro da Justiça
Dr. Márcio Tomaz Bastos
C/c Luís Inácio da Silva - Presidente da República

Nós, lideranças e professores indígenas do Parque Indígena do Xingu (PIX), reunidos no 18o Curso de Formação de Professores, recebemos uma cópia da carta do governador do Estado de Mato Grosso, Blairo Maggi. Ficamos muito preocupados com a posição do governador que ameaça nossos direitos como povos indígenas. Nossas lideranças nos orientam para defender nosso território.
Queremos informa-lo sobre a situação ambiental do PIX, localizado no Estado de Mato Grosso e seu entorno. Todas as nascentes dos rios formadores do rio Xingu estão fora dos limites do PIX e estão sendo ameaçadas pelo desmatamento causado por fazendeiros de soja e gado, madeireiros e posseiros. Os rios estão sendo assoreados, contaminados por agrotóxicos usados nas plantações de soja e arroz, além do esgoto e lixo. As matas ciliares são derrubadas e a legislação ambiental não é cumprida, comprometendo a nossa saúde e nossa forma tradicional de viver, pois dependemos da água, dos peixes, dos animais e das matas.
A demarcação do PIX deixou de fora grande parte das terras imemoriais dos povos que vivem aqui: Ikpeng, Kaiabi, Wuará Nahukuá, Suiá e Yudja. Estes locais são sagrados e têm recursos naturais como plantas medicinais, materiais para construção de casas e artefatos (caramujo, conchas, palmeiras e outros), pequizais e outras árvores frutíferas.
O processo de reconquista de pequenas partes deste território está em andamento e não queremos ser prejudicados pela política do governador que desrespeita os direitos indígenas e a legislação ambiental.
A população indígena está aumentando e por isso precisamos ampliar nosso território com as terras que ficaram de fora porque elas são nossas. Como o governador fala de desenvolvimento, nós índios também temos direito de desenvolver nossa vida e de manter a nossa cultura.
Queremos sua presença e do Presidente da República para fazer reunião na nossa terra, com as nossas lideranças.
Nós sempre vivemos na nossa terra, vocês é que vieram de longe tomando o que é nosso.
Nós pensávamos que o papel do governo do Estado e do governo Federal era ajudar os povos indígenas e não-indígenas. Nós índios somos brasileiros e não podemos ser discriminados.
Vamos aguardar a resposta desta carta e uma reunião para discutir esses problemas.
Atenciosamente,

Lideranças, professores, agentes e auxiliares de saúde indígenas e agentes de manejo do Parque Indígena Xingu

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.