VOLTAR

Possível extração de 'shale gas' pode ampliar riscos ambientais

O Globo, Economia, p. 32
29 de Nov de 2013

Possível extração de 'shale gas' pode ampliar riscos ambientais
Entidades cobram mais estudos geológicos e regulamentação do setor

Ramona Ordoñez Bruno Rosa

A licitação de novos blocos terrestres realizada ontem pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) deve consolidar, no Brasil, o debate sobre os riscos da exploração do gás não convencional (shale gas). A modalidade exige emprego de tecnologia que, segundo especialistas, pode ser agressiva ao ambiente. Das 72 áreas arrematadas, 54 estão em regiões onde, segundo a ANP, há potencial para a exploração deste gênero.
A polêmica técnica, chamada de fraturamento hidráulico, consiste na injeção de grandes volumes de água e produtos químicos para a perfuração dos poços, o que, segundo geólogos, pode comprometer lençóis freáticos. Os riscos levaram países como França e Bulgária a proibir o fraturamento. Nos EUA, pioneiros na tecnologia, protestos são comuns.
Na terça-feira, parecer emitido pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional de Atividades de Exploração e Produção (GTPEG) alertou para a ausência de estudos geológicos sobre novas áreas. Ontem, após o resultado do leilão, outras entidades reafirmaram que vão acompanhar o processo. - Vamos cobrar algumas coisas já observadas na consulta pública - disse Ricardo Baitelo, coordenador da campanha de energias renováveis do Greenpeace Brasil, que alertou para o uso de mais de 600 produtos químicos no fraturamento hidráulico.
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, que pede mais pesquisas, convocou para hoje uma reunião sobre o tema e disse que "acompanhará de perto" o processo. A ANP afirma que a exploração será regulamentada, inclusive em regiões que exigirem fraturamento. Segundo a agência, os poços terão de ser revestidos para que não contaminem as reservas de água subterrânea.

O Globo, 29/11/2013, Economia, p. 32

http://oglobo.globo.com/economia/possivel-extracao-de-shale-gas-pode-am…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.