VOLTAR

Posseiros e índios da reserva Suia-Missú ameaçam isolar o Araguaia (veja fotos)

Olhar Direto - http://www.olhardireto.com.br/
Autor: Marcos Coutinho
24 de jun de 2012

Fazendeiro com posse de terras na região da suposta reserva indígena Suia-Missú e um grupo de índios Xavante prometem isolar o Araguaia (nordeste de Mato Grosso), com bloqueio das BRs 158, 080 e 242.

Desde ontem à noite posseiros e indígenas bloquearam a BR 158 em dois trechos e prometem fazer o mesmo com outras rodovias federais e, segundo apurou Olhar Direto, também podem bloquear estradas vicinais e estaduais.

Insatisfeitos com a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) pela desinclusão imediata dos fazendeiros e pequenos produtores da suposta reserva, a Associação de Produtores e ao menos 200 índios afirmam que estão dispostos a tudo ou nada, pois consideram como fraude a iniciativa da Fundação Nacional do Índio (Funai) em demarcar como área indígena área Xavante.

Na região, de acordo com fontes da própria associação e da Funai, vivem cerca de 4,2 mil pessoas das quais 800 são índios. Segundo informações da Polícia Militar, a situação é delicada "e pode haver conflito com derramamento de sangue". Isso porque os índios estão divididos quanto a ficar ou não na área a ser demarcada como reserva.

De um lado estão os índios que aceitam outra área para ficar, ou seja, uma permuta. Do outro estão os índios que querem ficar na área. O primeiro grupo apoia a Associação, enquanto o segundo tem o respaldo da Funai. Conforme apurou o Olhar Direto, ao menos 12 caciques favoráveis à permuta participam do bloqueio e dois estão alinhados com a tese da Funai.

http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Posseiros_e_i…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.