VOLTAR

Portugal saúda o Brasil na festa do descobrimento

Jornal do Brasil
30 de Abr de 1980

A notícia trata das festividades ocorridas na praia de Coroa Vermelha e Santa Cruz de Cabrália, no dia 26, comemorativas dos 480 anos de descobrimento do Brasil. Esteve presente o Embaixador de Portugal, José Eduardo de Menezes Rosa, que reiterou a parceria entre seu país e o Brasil. Também participaram da celebração 25 índios pataxó de Barra Velha, e o Arcebispo Primaz do Brasil fez uma defesa do índio e da preservação do sítio histórico do descobrimento.
--
Índios pataxó e ecologista reivindicam ao Governador

O cacique Tururim, acompanhado de 30 índios pataxó, reivindicou ao Governador Antônio Carlos Magalhães providências do Governo do Estado junto ao IBDF e Funai, para a devolução de suas terras, que foram obrigados a desocupar com a criação do Parque Nacional de Monte Pascoal, em 1961. Uma solução que concilia os interesses do IBDF e Funai foi apresentada pelo prefeito Carlos Alberto Parrancho.
--
Auto do Descobrimento será atração nacional no futuro

A encenação do Auto do Descobrimento a ser apresentado pela primeira vez em Porto Seguro, no sul da Bahia, por alunos da Federação das Escolas Superiores de Ilhéus, em Itabuna, poderá ser repetida anualmente.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.