VOLTAR

Porto Alegre recebe a diversidade rural brasileira

Eco Agência - www.ecoagencia.com.br
10 de Mai de 2010

Evento ocorre de quinta-feira (13) até domingo (16) em Porto Alegre/RS

Maniçoba, castanha de cumbaru, sabonete de babaçu. Cracóvia, tacacá, acarajé e farinha de macadâmia. Porto Alegre recebe toda a diversidade rural brasileira a partir desta quinta-feira (13) até domingo (16) na Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária - Brasil Rural Contemporâneo.

Agricultores, artesãos, extrativistas, comunidades indígenas, piscicultores, ribeirinhos, quilombolas e assentados da reforma agrária de todos os biomas brasileiros trazem para a capital gaúcha a riqueza da agricultura familiar brasileira.

Além de produtos conhecidos dos gaúchos, como queijos, salame, iogurte, mel, polpas, cucas, bolachas, sucos, vinhos e chimias, serão comercializados outros nem tão populares no Sul do País, como beiju da Bahia, pato no tucupi, xampu de andiroba, cocada de licuri e o azeite virgem de castanha do brasil, entre outros milhares de produtos que somam mais de 200 toneladas, vindos do campo diretamente para o consumidor.

A agricultura familiar produz 70% dos alimentos consumidos diariamente pelos brasileiros. O Censo do IBGE/2006 aponta que a atividade é responsável por sete em cada dez ocupações no meio rural, contando com apenas 24,3% da área total dos estabelecimentos.

A Feira ainda tem espaços temáticos como o Recanto de Baco, onde os apreciadores de vinho poderão participar de cursos de degustação, e a Praça da Cachaça, que reúne grande variedade da bebida produzida em Minas Gerais, Bahia, Paraíba e Santa Catarina, além do Rio grande do Sul.

Serviço:
Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária | BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO
Data: de 13 a 16/05
Local: Cais do Porto - Porto Alegre/RS
Horários
Feira - Quinta e sexta-feiras (13 e 14/5): das 11h às 21h Sábado (15/5) e domingo (16/5): das 10h às 22h
*Entrada franca para a Feira todos os dias
Shows - Quinta a sábado: das 19h às 22h
Domingo: a partir das 16h
Classificação etária: livre (acompanhados dos pais)
*Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia), à venda no local.

http://www.ecoagencia.com.br/?open=noticias&id=VZlSXRFWwJlYHZETTxmVaN2a…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.