VOLTAR

Portarias oficializam criação de conselho consultivo de APAs no Rio e no Paraná

ICMBio - www.icmbio.gov.br
Autor: Izabela Ribeiro
09 de Nov de 2009

Portarias do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), publicadas no Diário Oficial da União nos dias 29 e 30 passados, oficializaram a criação dos conselhos consultivos das Áreas de Proteção Ambiental (APA) de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, na divisa entre Paraná e Mato Grosso.

A finalidade do conselho consultivo, que é presidido pelo chefe da Unidade de Conservação, é contribuir para a implementação do plano de manejo e o cumprimento dos objetivos da unidade.

O conselho da APA de Petrópolis será formado por representantes de órgãos como o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o Dnit (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes), o Inea ( Instituto Estadual do Ambiente) e as prefeituras municipais de Duque de Caxias, Guapimirim e Petrópolis.

Já o conselho da APA das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, além da participação de instituições como o Incra, terá um representante do Parque Nacional de Ilha Grande, unidade do ICMBio que fica na região da APA.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.