VOLTAR

Por fim, os freezers devem chegar ao Ártico

O Globo, Sociedade, p. 25
03 de Dez de 2014

Por fim, os freezers devem chegar ao Ártico

Renato Grandelle

Temporada de caça no Ártico era assim: os povos tradicionais se aproveitavam da firmeza do gelo flutuante, migravam para o Norte e corriam atrás de focas e baleias. Feito o estoque, os caçadores voltavam para casa - com paredes de pedra, ressalte-se; menos de 5% moram em iglus - e armazenavam a carne em celeiros.
Temporada de caça no Ártico agora é assim: a camada de gelo cada vez mais fina e reduzida tornou as rotas alagadas e inseguras; não há como guardar a carne - com o calor, o alimento apodrece. Como a estratégia natural não funciona, a solução foi recorrer à modernidade. Mais uma vez, os inuítes - "esquimó" é um termo genérico e considerado pejorativo por alguns - pedirão freezers ao resto do mundo.
A demanda é feita há pelo menos cinco anos, mas levada pouco a sério. Agora, os mais de 160 mil inuítes creem que o acelerado derretimento das geleiras, acompanhado com preocupação pelos cientistas, pode finalmente trazer o eletrodoméstico.
- Os freezers são necessários. Sem tecnologia, não podemos garantir a segurança alimentar das regiões mais isoladas - diz ao GLOBO a sueco-groelandesa Parnuna Egede, conselheira ambiental do Conselho Circumpolar Inuíte (ICC). - Dependemos do gelo para viajar e pescar. Se ele está mais fino e fraco, nosso estilo de vida é comprometido.
Nos últimos anos, milhares de inuítes deixaram as casas mais isoladas e buscaram vilas maiores na Groenlândia. Os mais jovens vão para o Sul do Canadá e adotam costumes "ocidentais".
- É caro mudar e começar uma vida nova. Se não fosse isso, mais pessoas iriam embora - pondera Parnuna.
Ela observa que mais cientistas vão à Antártica estudar o derretimento do gelo. "O mundo", diz, "começa a se ligar":
- As conferências do clima não têm sido como esperávamos. Antes, falava-se em desacelerar o aquecimento global. Hoje, o discurso é sobre adaptação. Todos estão pessimistas. Perceberam tarde o nosso problema.

O Globo, 03/12/2014, Sociedade, p. 25

http://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/degelo-do-artico-lev…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.