VOLTAR

Por Amazônia, deputados europeus bloqueiam acordo com Brasil

Notícias Uol - https://noticias.uol.com.br
Autor: Jamil Chade
20 de Out de 2021

Numa votação realizada na noite de terça-feira, o Parlamento Europeu bloqueou qualquer tipo de avanço na ratificação de um acordo comercial entre a UE e o Mercosul, em mais uma derrota para a diplomacia brasileira.

O acordo, negociado durante 20 anos, foi fechado em 2019. Mas, para entrar em vigor, o Parlamento Europeu e todos os demais parlamentos nacionais precisam ratifica-lo. Diante das políticas ambientais do governo de Jair Bolsonaro, além de questões sociais e de direitos humanos, o lobby contra o tratado tem crescido e, de fato, há um impasse sobre como fazer o acordo entrar em vigor.

Agora, porém, parlamentares europeus aproveitaram a aprovação de uma nova estratégia agrícola em Bruxelas para apresentar uma emenda ao texto do informe que estava sendo discutido. Na emenda, os deputados incluíram um texto que trata especificamente do acordo com o Mercosul.

Liderado pelo bloco ecologista, a emenda aponta que o Parlamento "enfatiza que o acordo Mercosul-UE não pode ser ratificado da forma que está já que, inter alia, não garante a proteção de biodiversidade, em especial na Amazônia, nem garante padrões agrícolas".

452 deputados votaram à favor da emenda, 170 contra e 76 abstenções.

No governo brasileiro, a recusa de alguns na Europa em aprovar o tratado é considerado como uma estratégia do lobby agrícola protecionista, que não quer a concorrência de produtos do Mercosul. Os ecologistas negam que esse seja o motivo.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2021/10/20/por-amazonia…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.