VOLTAR

População registrou crescimento de 138%

Página 20- Rio Branco-AC
14 de Mai de 2002

O Censo 2000 revela que 0,4% da população do Brasil é formada de indígenas, num total de 701.462 indivíduos. Do Censo de 1991 para o de 2000, a população de índios cresceu 138% no país. O número surpreendeu líderes de movimentos indígenas cuja expectativa era de que os índios seriam 400 mil no ano 2000.

No Acre, a população indígena já alcança a 10.205 indivíduos, representando 1,83% dos 557.526 habitantes do estado. Um percentual bem acima da situação a nível nacional.

Para as lideranças indígenas, a principal razão para o aumento de sua população é a organização do movimento indígena, tendo os próprios índios como protagonistas do processo.

Segundo o vice-coordenador da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Genival de Oliveira dos Santos, da etnia maiuruna, o índio era visto como um ser excluído, mas hoje está consciente de que é parte da sociedade e tem lutado para que seus direitos sejam respeitados, assumindo a sua identidade.

No Acre, além do respeito que estão tendo, os índios estão sendo apoiados pelo atual governo do estado com parcerias em vários projetos. "Hoje o índio faz questão de revelar sua origem porque entende que é um cidadão e não um ser menor. A partir disso ele passa a exigir mais", disse Genival Santos.

O índio acreano Sebastião Manchineri, da Coordenação das Organizações da Bacia Amazônica, ressaltou que nos anos 70 começaram as primeiras atividades voltadas para organizar conjuntamente diferentes aldeias e etnias. "Deixamos de ter medo de ser índio e fomos buscar a ampliação de espaços para nos inserirmos na sociedade", disse Manchineri.

Vereador de Benjamin Constant, a 1.116km de Manaus, ldenício Suzana Bastos, diretor da Federação das Organizações e dos Caciques e Comunidades Indígenas da Tribo Ticuna, disse que a população indígena poderia ser maior. Ele se indaga se o Censo chegou a localidades distantes como a comunidade em que vive, no Alto Solimões.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.