VOLTAR

População indígena Munduruku pede demarcação de suas terras

Rádio Vaticano br.radiovaticana.va
03 de Mai de 2017

Itaituba (RV) - Criar e fortalecer as articulações e ações nas pastorais e comunidades em defesa da vida dos povos da Amazônia ameaçada pelos grandes projetos. Esta é uma das prioridades da ação pastoral da Prelazia de Itaituba. Um dos maiores centros econômicos do estado do Pará, a cidade se localiza na margem esquerda do Rio Tapajós. Ali, em seus afluentes, vive a população indígena mundurucu.
Na tarde de quarta feira, 26 de abril, indígenas desta etnia interditaram a Rodovia Transamazônica BR-230, próximo ao distrito de Campo Verde, a 30 km do município de Itaituba. Os índios protestavam contra a não demarcação de suas terras pelo governo federal.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, cerca de 100 índios se concentraram na pista, pedindo um aumento no repasse de verbas para a Funai e a demarcação de suas terras.
Dom Wilmar Santin, bispo da Prelazia de Itaituba, presente em Aparecida (SP) na Assembleia dos Bispos do Brasil, relata a situação: (áudio)

http://br.radiovaticana.va/news/2017/05/03/popula%C3%A7%C3%A3o_ind%C3%A…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.