VOLTAR

População consciente contra o aquecimento

O Globo, Ciência, p. 31
06 de Nov de 2007

População consciente contra o aquecimento
Maioria aceita fazer sacrifícios

Uma pesquisa conduzida pela BBC, feita com 22 mil pessoas de 21 países (incluindo o Brasil) mostrou que a maior parte delas está disposta a fazer sacrifícios em prol da luta contra o aquecimento global. Quatro entre cinco pessoas disseram estar preparadas para mudar seu estilo de vida para combater as mudanças climáticas, inclusive nos EUA e na China, os maiores poluidores do planeta.

As opiniões se dividiram quando o assunto era o aumento de impostos sobre a gasolina e o carvão, consideradas fontes de energia "sujas": 50% foram a favor e 44% contra.

O apoio a essa medida, porém, aumentou quando foi sugerida a possibilidade de usar o dinheiro desses impostos para o investimento em eficiência energética ou na busca de novas fontes de energia.

Nos Estados Unidos e na maior parte dos países europeus, as pessoas disseram acreditar que o preço dos combustíveis que contribuem para o aquecimento deve aumentar.

Segundo analistas, a pesquisa mostra que, em muitos países, a sociedade civil se mostra muito mais comprometida a combater os efeitos do aquecimento global do que os seus próprios governos.

O Globo, 06/11/2007, Ciência, p. 31

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.