VOLTAR

Pólo-base e posto de saúde são entregues em Minas

Funasa
27 de Jul de 2007

O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Danilo Forte, o diretor do Departamento de Saúde Indígena (Desai), Wanderley Guenka, o coordenador regional da Funasa em Minas Gerais (Core/MG), Ronaldo Cerqueira Lima e representantes da prefeitura municipal de Januária inauguraram hoje (27) duas novas unidades de saúde em área indígena.

Cerca de 7,5 mil Xacriabás podem contar, a partir de agora, com um posto de saúde na aldeia Itapicuru e um Pólo-base em São João das Missões. Na ocasião de entrega, Danilo Forte destacou o interesse maior da Funasa que é oferecer a melhor assistência aos indígenas. "A qualidade de vida da comunidade acaba de ganhar reforço com o posto e o Pólo-base, facilitando o aceso aos serviços de saúde", frisou.

As instalações foram possibilitadas pelo investimento total de R$ 411.431,95. Serão 153 profissionais de saúde atuando nas duas novas unidades. Entre eles médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos de higiene dental (THD), técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, psicólogo, agentes indígenas de saúde (AIS), agentes indígenas de saneamento (Aisan) e pessoal para limpeza e segurança.

A estrutura do Pólo tem área para acolhimento, garagem, depósito de medicamentos, depósito de equipamentos, sala de arquivo, recepção, banheiros, salas de administração, refeitório e sala de coleta de amostras.

Os 1.545 indígenas da aldeia de Itapicuru receberão atendimento no posto de saúde com área total de 488,3 m2. A estrutura é dividida em dois blocos. Sendo um com cozinha, administração e banheiros, e o outro com sala de medicamentos e vacinação, consultório com banheiro, sala de curativos, sala de preparo e de experimentos, duas salas de administração e sala para plantonistas. Lá serão desenvolvidos programas de imunização, saúde da mulher, DST/Aids, prevenção e promoção da saúde bucal, acompanhamento pré-natal e atividades específicas de prevenção e controle de hipertensão, diabetes e acompanhamento de grávidas.

PAC

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) também foi citado por Danilo durante a inauguração. Ele lembrou que as metas são elevar a cobertura de abastecimento de água da população indígena de 62% para 90% e, dobrar de 30% para 60% a cobertura de esgotamento sanitério. "Serão investidos R$ 220 milhões em 1.377 aldeias, beneficiando 122.023 indígenas", destacou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.