VOLTAR

Políticos estão confiantes na exclusão de algumas áreas

Brasil Norte-Boa Vista-RR
11 de Jun de 2003

Em seu discurso em nome do Legislativo Estadual, o presidente Mecias de Jesus (PL) ressaltou que a sociedade local, presente aqui há mais de 150 anos, ainda vive sobre constante pressão. Lembrou que não se reconheceu a bravura daqueles que guardaram as fronteiras com a Venezuela e com a Guiana Inglesa, pondo em risco suas vidas para, patrioticamente, defender a soberania nacional. Complementou que mais uma vez a sociedade se vê acuada. "De um lado, poderosas Organizações Não Governamentais se posicionam apenas em defesa das etnias indígenas. A atitude seria nobre se todos conhecêssemos que interesses escondem tais iniciativas. Na outra ponta, proprietários rurais que por aqui foram popularizados como fazendeiros. Queremos seja feita justiça", frisou Mecias de Jesus.

Laudos
Em nome dos deputados federais, Rodolfo Pereira (PDT) alertou o ministro sobre mentirias criadas para conturbar o processo de entendimento, 'muitas das quais de entidades que defende interesses internacionais'. "Se fazem laudos antropológicos com dados falsos, o que gera inúmeros problemas para a população local", desabafou. Lamentou que essa postura venha dividindo comunidades indígenas.

Social
O deputado federal Chico Rodrigues (PFL), que recupera de uma cirurgia, ligou ontem de Brasília para dizer estar otimista em ver a discussão que se iniciou ser levada em consideração, não se demarcando a Raposa/Serra do Sol como quer a Funai. "Seria uma exclusão social. O ministro receberá todos os instrumentos para sugerir ao presidente Lula a preservação de algumas áreas", enfatizou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.