VOLTAR

Políticos e arrozeiros estariam incitando índios a fazer reféns

A Crítica-Manaus-AM
24 de Abr de 2005

Justino Trajano, usa um telefone via satélite e uma caminhote Mitsubishi para trabalhar na reserva Raposa Serra do Sol

Marinaldo Justino Trajano, o coordenador regional do Conselho Indígena de Roraima (CIR), é amplamente favorável aos termos do decreto que homologou a reserva e acusa arrozeiros e políticos do Estado de terem incitado os índios a tomarem os agentes federais como reféns.

Ele afirma que os líderes indígenas têm condições de encontrar uma saída para a crise desde que não haja interferência dos setores que têm interesses dentro da nova reserva.

O presidente da Associação dos Arrozeiros de Roraima, Luiz Afonso Faccio nega a entidade esteja por trás do conflito, mas sustenta que toda a população é contra a homologação e muitos empresários, como ele mesmo, se propõem a ajudar os índios com alimentação se a área permanecer isolada.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.