VOLTAR

Políticas agroambientais em debate

MMA - http://www.mma.gov.br
Autor: Sophia Gebrim
25 de Set de 2012

O Projeto de Fortalecimento de Políticas Agroambientais em Países da América Latina e Caribe, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) do Brasil e Organização das Nações Unidas Para Agricultura e Alimentação (FAO), terá sua primeira reunião de coordenação nesta quarta-feira (26/09), em Santiago. O projeto, lançado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), identificará experiências de sucesso na área agroambiental no Brasil, Colômbia, Chile, México e Nicarágua para difundir essas ações em países da America Latina e Caribe.

O secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, Paulo Cabral, participa da reunião representando o Brasil e adianta parte da estratégia brasileira que será apresentada durante o encontro. "Mostraremos a nossa experiência em políticas formuladas especificamente sob o conceito agroambiental, como os programas Bolsa Verde e Mais Ambiente e o Plano Nacional das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade", afirma. Segundo ele, essas ações foram escolhidas pois preconizam a relação agricultura e meio ambiente de forma saudável, rentável e benéfica, dos pontos de vista ambiental, social e econômico.

Durante a reunião, representante brasileiro mostrará algumas políticas públicas de desenvolvimento rural que, desde sua formulação, carregam preocupações na dimensão ambiental. Como é o caso do Macroprograma de Transição Agroecológica e Construção Participativa do Conhecimento para a Sustentabilidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Programa de Garantia de Preços de Produtos da Sociobiodiversidade, a Política da Agricultura Orgânica e a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater).

CASOS DE SUCESSO

Brasil, Colômbia, Chile, México e Nicarágua foram escolhidos pelo Projeto por serem países onde as políticas agroambientais apresentam melhores resultados, segundo avaliação da FAO. Dessa forma, o objetivo da cooperação é mostrar as experiências de sucesso desses países, que conseguiram aliar o crescimento agrícola às práticas sustentáveis, e a importância das políticas públicas no processo. "Assim, esperamos transmitir esse conhecimento aprendido aos países da América Latina e Caribe", salienta o secretário do MMA.

Por fim, Cabral explica que, inicialmente, serão identificadas as experiências de sucesso para posteriormente fazer o intercâmbio de conhecimento e tecnologia. "O Brasil possui experiências exitosas que podem ser compartilhadas com outros países e queremos promover o intercâmbio dessas experiências, fortalecendo as políticas implementadas no Brasil e contribuindo com o processo de discussão que acontece nos demais países no âmbito da agricultura sustentável", argumenta.

http://www.mma.gov.br/informma/item/8703-pol%C3%ADticas-agroambientais-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.