VOLTAR

Política ambiental pode transformar Brasil em vilão para os EUA de Biden

UOL - https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias
17 de jan de 2021

Política ambiental pode transformar Brasil em vilão para os EUA de Biden

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tomará posse no próximo dia 20 com a promessa de reverter várias das políticas de Donald Trump. A principal delas será a ambiental, justamente o tema que coloca o governo de Jair Bolsonaro em choque direto com o futuro governo democrata. Durante os debates presidenciais, Biden mostrava que não concorda com a atual política ambiental brasileira. Em um deles, chegou a prometer US$ 20 bilhões para proteger a Amazônia e ameaçou o Brasil com retaliações. A fala foi imediatamente respondida por Bolsonaro, que disse não aceitar "subornos".
Porém, segundo especialistas em relações internacionais ouvidos pelo UOL, uma política ambiental em que há negação do aquecimento global e vista grossa para queimadas e desmatamentos pode, de fato, fazer os Estados Unidos considerarem o Brasil como um vilão, o que teria um forte apelo entre o eleitorado democrata.

https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2021/01/17/m…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.