VOLTAR

Policiamento é reforçado em área verde do Tarumã

Portal Amazônia - http://www.portalamazonia.com.br
20 de Jun de 2011

Policiais do Batalhão Ambiental do Amazonas permanecem, nesta segunda-feira (20), na região da antiga invasão "Comunidade José Alencar", no Tarumã, para evitar que invasores retornem à área. Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) fazem a retirada de entulhos.

De acordo com o comandante de policiamento especializado, Coronel Moisés Cardoso, 13 equipes fazem o trabalho de patrulhamento. Segundo ele, a área permanecerá vigiada. "Vamos cumprir nosso papel, em seguida vamos acionar a 19ª Cicom que deverá assumir o policiamento na região", afirmou.

A assessoria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) informou que a pasta fará um levantamento sobre os danos ambientais diagnosticados no local. Até o final deste mês, a secretaria deverá apresentar o resultado do estudo.

A comunidade "José Alencar" foi descoberta pela Semmas no mês de maio, após denuncia anônima. Mais de quatro mil pessoas viviam em lotes feitos de lona e galhos de árvores. O líder da invasão, Aguinaldo Pereira, foi preso por crime ambiental e encaminhado para a Polícia Interestadual (Polinter). Ele aguardará julgamento na Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus, e pode pegar até três anos de reclusão por incentivo ao desmatamento.

O Juiz da Vara Especializada em crimes contra o meio ambiente, Jorsenildo Dourado acatou o pedido de prisão preventiva pedido pela titular da Delegacia do Meio Ambiente (Dema), Isolda Vale, e expediu sete mandados de prisão. Equipes da polícia civil trabalham para cumprir os demais mandados.

http://www.portalamazonia.com.br/secao/noticias/policiamento-e-reforcad…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.