VOLTAR

Polícia prende 14 suspeitos de caça ilegal com cerca de 40 kg de carne de animais silvestres, em Nova Crixás

G1 - https://g1.globo.com/
Autor: Vanessa Martins
02 de Set de 2021

Equipe apreendeu 17 armas e 3,7 mil munições com o grupo, próximo ao Rio Araguaia. Comando de Operações do Cerrado localizou grupo após denúncias de moradores que ouviram tiros.

Policiais militares do Comando de Operações do Cerrado (COC) prenderam 14 pessoas suspeitas de caça ilegal em Nova Crixás, no norte de Goiás. Com o grupo, eles apreenderam cerca de 40 kg de carne de animais silvestres. Segundo a Polícia Civil, todos devem responder por porte ilegal de arma de fogo e por matar animais silvestres sem autorização.

Os nomes dos presos não foram divulgados, por isso o G1 não conseguiu descobrir quem os representa para, então, pedir uma posição sobre o caso.

O grupo foi detido na quarta-feira (1o), em região de mata próximo ao Rio Araguaia. Segundo os policiais, foram apreendidas 17 armas, 3,7 mil munições e uma serra-elétrica, além das carcaças dos animais caçados ilegalmente.

Subtenente do COC, Jean Godinho estima que os presos mataram cerca de 20 animais, mas que não é possível saber ao certo porque o grupo processava e embalava as carnes para facilitar o transporte e a ocultação.

"Não deu para saber quantos animais eles mataram, mas constatamos que entre as carcaças havia caititu, jacaré, paca e anta", contou.

De acordo com o subtenente, os presos preferiram ficar em silêncio o tempo todo, por isso não foi possível descobrir se eles tinham a intenção de vender ou consumir a carne.

Também segundo Godinho, as denúncias que levaram a corporação ao grupo partiram de moradores da região que ouviram vários disparos de arma de fogo na mata.

"Eles já tinham histórico de caça, já recebemos muitas denúncias deles, mas tinham muitas armas, muita munição e faziam tudo só à noite. Ficavam sempre escondidos em acampamentos na mata", explicou.
O crime ambiental de matar animais silvestres sem autorização prévia pode levar à prisão por até um ano e multa. Já o crime de porte ilegal de arma de fogo é punido com até quatro anos de detenção.

https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2021/09/02/policia-prende-14-susp…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.