VOLTAR

Polícia investiga se crime no Pará teve outros mandantes

OESP, Nacional, p. A13
09 de Jun de 2011

Polícia investiga se crime no Pará teve outros mandantes

A polícia do Pará investiga a hipótese de que madeireiros e fazendeiros de Nova Ipixuna, no sudeste do Pará, teriam se associado para contratar os dois pistoleiros que mataram o casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, no dia 24 de maio. Segundo a polícia, alguns dos 32 depoimentos prestados até agora reforçaram essa suspeita.
O casal, que liderava o assentamento Praialta Piranheira, foi morto a tiros ao cruzar de motocicleta uma ponte na estrada de acesso à comunidade Massaranduba, onde morava.
O principal suspeito de ser o mandante do assassinato é o fazendeiro José Rodrigues, cujo pedido de prisão preventiva está sendo analisado pela Justiça de Marabá. Além dele, porém, são citados os madeireiros Aguilar Tedesco, Paulino, Gilsão, Nenzão e Jairo, que enfrentavam dura oposição do casal à devastação que vinham provocando na floresta Amazônica.
Quinze dias antes do crime, José Cláudio e a mulher tiveram suacasa atingida por disparos feitos por dois homens.
A partir das denúncias do casal, o Ibama já tinha fechado três madeireiras de Nova Ipixuna. No dia do atentado à residência do casal, José Cláudio teria dito a sua irmã Claudelice Silva dos Santos que um dos autores era um homem conhecido por Nenzinho.
O Estado não conseguiu ouvir os madeireiros e fazendeiros citados.
/ Carlos Mendes

OESP, 09/06/2011, Nacional, p. A13

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.