VOLTAR

Polícia investiga morte de indígena em Mato Grosso

Site do Terra
13 de Jan de 2003

O Ministério da Justiça deslocou uma equipe da Polícia Federal para investigar a morte do líder indígena Marcos Veron, em Mato Grosso do Sul. O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos quer descobrir os responsáveis pelo crime.
"Vamos tomar providência com força no sentido de apurar e punir os culpados", afirmou. O ministro disse que o índio Marcos Veron foi assassinado em um conflito fundiário.

O líder do grupo de índios guarani-caiuá que invadiu a fazenda Brasília do Sul, em Juti, no interior de MS, morreu hoje de manhã no Hospital Evangélico de Dourados. De acordo com informações dos índios, ele foi espancado por jagunços da fazenda e jogado em uma estrada que liga ao distrito de Cristalina, entre Juti e Caarapó.

O médico legista ainda não fez o exame no corpo do indígena para confirmar a causa da morte. Veron estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Durante a invasão, um sobrinho de Marcos Veron foi baleado e também levado para o hospital. Reginaldo Veron foi medicado e já está fora de perigo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.