VOLTAR

Polícia Federal investiga empresários que retêm cartões e benefícios de indígenas no Acre

Ac24Horas - ac24horas.com
Autor: Sandra Assuncao
26 de Jul de 2022

https://ac24horas.com/2022/07/26/policia-federal-investiga-empresarios-…

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 26, a Operação Araras com o objetivo de cumprir 7 mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Walter e Cruzeiro do Sul, interior do Acre. Em Porto Walter, a PF foi a um comércio do empresário Brás Coelho.

Segundo a Assessoria de Comunicação da PF, a organização criminosa é acusada de apropriação indébita e estelionato contra os indígenas do povo Shawãdawa e Arara, que habitam na região.

"A ORCRIM é formada por comerciantes estabelecidos em Cruzeiro do Sul e Porto Walter que realizam a captação e retenção forçada de cartões bancários, senhas e documentos pessoais das vítimas. Além dos alvos da operação, também foram identificados outros integrantes do grupo que atuavam realizando saques e a apropriação dos benefícios assistenciais e previdenciários, além de outras transações bancárias em nome dos indígenas, sem o conhecimento destes", citou.

Os envolvidos, se condenados, poderão responder pelos crimes de estelionato previdenciário, extorsão e apropriação indébita, com penas de até 10 anos e meio de reclusão.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.