VOLTAR

Polícia e Força Nacional vão continuar nas aldeias em MS, diz secretário

G1 - http://g1.globo.com/
28 de Nov de 2011

Policiais federais e da Força Nacional devem permanecer nas aldeias indígenas de Dourados, cidade a 225 quilômetros de Campo Grande, até o início de 2012. A informação é do secretário geral da Presidência da República, Paulo Maldos, durante visita ao município nesta segunda-feira (28).

Acompanhado por uma comitiva interministerial, Maldos participou de uma série de reuniões sobre segurança nas aldeias indígenas daquele município. Segundo ele, a proposta do governo federal é implantar uma polícia comunitária no local. Até que isso seja colocado em prática, a operação Tekohá continua.

Em junho de 2011, a Polícia Federal montou uma delegacia móvel na reserva indígena para tentar acabar a onda de violência entre os índios. A média era de dois homicídios por semana. O policiamento foi feito por quatro meses e, em outubro, uma nova portaria do Ministério da Justiça determinou que os policiais continuassem nas aldeias Jaguapiru e Bororó

De acordo com o último levantamento da polícia, durante a operação Tekohá foram 320 ocorrências registradas, 12 pessoas presas e 140 facões apreendidos. O desafio das autoridades é tentar manter sob controle os índices de criminalidade numa população de quase 13 mil índios.

http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2011/11/policia-e-forca-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.