VOLTAR

Polícia Ambiental prende quadrilha que vendia lotes em Parque Estadual Santa Cruz do Xingu.

www.redeprouc.org.br
17 de Out de 2006

Na semana passada (terça feira) fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e (Sema) e policiais militares do Batalhão Ambiental prenderam os lideres de uma quadrilha que estava demarcando e vendendo lotes dentro do Parque Estadual Santa Cruz do Xingu

O Parque Estadual de Santa Cruz do Xingu foi criado pelo Governo de Mato Grosso através do decreto 3.585 de 7 de dezembro de 2002 e possui 95 mil hectares. Está localizado no município de Santa Cruz do Xingu na divisa de Mato Grosso com Pará.

Entre os compradores dos lotes estavam autoridades dos municípios da região e até um secretário de Estado de Goiás, (nome ainda não revelado). Segundo o superintendente de Ações Descentralizadas da Sema major Pm Maurozan Cardoso, a quadrilha possui um forte esquema de venda de terras públicas, se utilizando inclusive de proteção política e jurídica.

Foram apreendidas, espingardas, motosseras, barcos e motores e ferramentas para aberturas de picadas na mata. Os presos serão indicados pela prática de crime ambiental, pois estavam desmatando unidade de conservação e também serão responsabilizados por danificar e destruir uma unidade de conservação e posse ilegal de armas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.